Para momentos em que é necessário fazer a medição de objetos e verificar a sua espessura quando em pequenas dimensões, você deve saber o que é um micrômetro, o qual também consegue verificar a sua altura, largura e profundidade. O seu amplo uso se dá, em especial, na indústria mecânica, onde é usado para medir peças de máquinas. O seu formato assemelha-se a um parafuso micrométrico, obtendo mais precisão nos resultados do que o paquímetro – instrumento também usado para medir pequenos objetos.
As principais partes do micrômetro são denominadas de arco, isolante térmico, parafuso micrométrico, faces de medição, bainha, tambor, porca de ajuste, catraca e trava. O instrumento é, ainda, usado por relojoeiros e cientistas para medir o diâmetro exterior de objetos esféricos. Os micrômetros são altamente sensíveis a choques térmicos ou mecânicos, o que exige de seus usuários cuidados especiais ao guardá-los, mantendo o instrumento em locais com temperatura ambiente, para que não descalibrem.
Com o micrômetro pode-se ter medidas lineares, sendo normalmente usado quando a medição exige uma precisão acima da possibilitada com um paquímetro. O princípio de medição do micrômetro baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável.
Em outras palavras, o seu mecanismo consiste no sistema porca-parafuso, no qual, o parafuso avança ou retrocede na porca na medida em que o parafuso é girado em um sentido ou noutro em relação à porca. A circunferência de rosca (tambor) é dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm a 0,001mm.
Como usar um micrômetro e fazer a leitura
Confira o passo a passo a seguir para entender como usar o micrômetro.
Passo 1. Colocar o objeto a ser medido entre o pistão e o suporte.
Passo 2. Girar o controle do pistão até que ele toque o objeto.
Passo 3. Girar o controle do pistão com mais cuidado, até ouvir três cliques.
Passo 4. Verificar se tanto o pistão quanto o suporte estão tocando o objeto uniformemente.
Passo 5. Acionar a trava do dedal enquanto o objeto está dentro.
Passo 6. Remover o objeto do micrômetro.
Para entender como fazer a leitura, segue um exemplo: imagine que a medida vai começar com o número inteiro 2. Siga os passos:
Passo 1. Olhe na marca dos décimos de polegadas na régua, digamos que seja 2,5.
Passo 2. Olhe a marca de 25 milésimos próxima a dos décimos de polegadas, digamos que seja ,025.
Passo 3. Encontre o número e a marca correspondente na escala do dedal próxima, mas ainda inferior à linha de medida na régua, digamos que seja 20.
Passo 4. Adicione isto à marca de 25 milésimos. Até agora, a medida se encontra em 2,545.
Passo 5. Vire o micrômetro para ver a marca dos centésimos de polegada.
Passo 6. Ache a marca na régua que está alinhada com a marca no dedal (3), para ter uma medida final no nosso exemplo de 2,5453.
Dicas para usar o micrômetro
Para alcançar um resultado mais próximo da realidade na hora de usar o micrômetro, é aconselhável praticar várias vezes para desenvolver a sensibilidade de fazer uma medida precisa. O ideal é realizar diferentes medições com intervalos de tempo diferentes para ter mais certeza da medida.
Curiosidades sobre o micrômetro
Jean Louis Palmer foi quem apresentou o micrômetro pela primeira vez. Com o passar dos anos, o instrumento foi aperfeiçoado, permitindo medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. Na França, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro tem o nome de palmer.
Já em 1890, Laroy S. Starrett patenteou um micrômetro mais aperfeiçoado, com uma tampa para a haste, um módulo que aumentou a velocidade de medição, entre outras melhorias. Esse mesmo personagem é fundador da Starrett, hoje em dia, uma das maiores fabricantes de ferramentas e instrumentos de medição do mundo, com sede em diversos países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário